O que é a Pedagogia Waldorf?

A Escola Waldorf de Penafirme, a exemplo das escolas Waldorf espalhadas pelo Mundo, adopta um currículo comum e um método de ensino baseado na Pedagogia Waldorf, que busca estimular o entusiasmo pelas aprendizagens e um desenvolvimento saudável, para além de incentivar as faculdades críticas e de julgamento que surgem com a adolescência.

Apesar de compartilharem a mesma prática educacional, cada escola Waldorf está inserida na sua cultura local que actua em conformidade com as determinações da Lei de Bases e Programas do Sistema Educativo de cada país.


Introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha, uma das principais características da pedagogia é o embasamento na concepção de desenvolvimento do ser humano, criada pelo próprio Rudolf Steiner, que leva em conta as diferentes características das crianças e jovens, segundo sua idade aproximada. Um mesmo assunto é abordado várias vezes durante o ciclo escolar, mas nunca da mesma maneira, e sempre respeitando a capacidade de compreensão da criança.

Para atingir a formação do ser humano, a pedagogia actua no desenvolvimento físico, anímico e espiritual do aluno, incentivando o querer (agir) por meio da actividade corpórea das crianças em quase todas as aulas. O sentir é estimulado na constante abordagem artística e nas actividades artesanais específicas para cada idade. O pensar é cultivado paulatinamente, desde a imaginação incentivada por meio de contos, lendas e mitos – no início da escolaridade –, até o pensar abstrato rigorosamente científico do Ensino Médio (colegial).

Uma das características marcantes da Pedagogia Waldorf em relação a outros métodos de ensino é o facto de não se exigir ou cultivar precocemente no aluno o pensar abstrato (intelectual).

Nestas Escolas, almeja-se que todas as aulas sejam um preparo para a vida real. Procura-se desenvolver nos jovens as qualidades necessárias para que eles saibam lidar e principalmente florescer neste mundo de constantes e velozes mudanças, com criatividade, flexibilidade, responsabilidade e espírito crítico.

O jovem, cada vez mais, precisa de ser articulado e capaz de comunicar, quer abrindo-se para o que os outros têm a dizer quer encontrando o caminho certo para colocar seus pensamentos no mundo. Por isso, a Pedagogia Waldorf permanece revolucionária até os dias de hoje.